A GRANDE FANTOCHADA

A Grande Fantochada” é um formato inédito, criado por um dos nossos mais originais humoristas, que recria a História de Portugal (e outras histórias) num espectáculo ao vivo através de marionetas - manipuladas pelo próprio Van der Ding e por Vítor D'Andrade - acompanhados pela pianista Joana Gama. 

«Não sou um fantoche nas tuas mãos». Assim acabou mais uma relação amorosa de Hugo van der Ding. Inspirado por esta ideia, pegou em oito fantoches e, acompanhado por Joana Gama no seu toy piano e por Vítor D'Andrade - sobe ao palco para fazer a sua coisa preferida. Fumar crack? Jogar Skool Daze em simuladores de ZX Spectrum? Inventar receitas da cozinha tradicional portuguesa, mas com gomas? Claro que não. Contar histórias! De Portugal, da Europa, do Mundo. Grandes, pequenas Importantes ou apenas curiosidades. Assim nasceu A Grande Fantochada. Um espectáculo para adultos e crianças, sobretudo as interiores.

Depois do sucesso de “Vamos Todos Morrer”, – onde o autor transportou a sua paixão pela História para um podcast, que deu origem a um livro e mais tarde a um espectáculo – Hugo van der Ding volta a dar asas ao seu incomparável talento para (re)contar a História com a irreverência, sentido de humor acutilante e rasgo criativo que tão bem o caracterizam. 

De Hugo Van der Ding 
Com Hugo Van der Ding, Joana Gama (toy piano) e Vítor D'Andrade
Construção de marionetas Lavandaria 
Produção Força de Produção 
M/12

 

Vídeo: ©João Garcia Neto
Captado no dia 2 de Março na Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré, Ílhavo

 

APRESENTAÇÕES

Histórico

2024
05 JUN / Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
25 MAI / Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida, Montijo
26 - 27 ABR / Teatro Sá da Bandeira, Porto
12 ABR / Teatro Municipal de Bragança
02 MAR / Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré
10 FEV / Centro das Artes do Espectáculo, Sever do Vouga
2023
20 - 27 DEZ / Teatro Maria Matos, Lisboa
14 NOV / Teatro Maria Matos, Lisboa
30 OUT - 01 NOV / Teatro Maria Matos, Lisboa