À PRIMEIRA VISTA (PRIMA FACIE)

TEATRO MARIA MATOS | 17 JULHO A 10 AGOSTO 
Quintas a Sábados às 21h
Bilhetes: 20€
M/14

Prima Facie —Expressão jurídica latina que significa: À primeira vista.

Margarida Vila-Nova sobe ao palco do Teatro Maria Matos com a versão portuguesa de À PRIMEIRA VISTA (PRIMA FACIE), de Suzie Miller, com encenação de Tiago Guedes.

Simultaneamente um poderoso monólogo e um thriller jurídico de cortar a respiração, À PRIMEIRA VISTA (PRIMA FACIE) é uma das mais reconhecidas peças dos últimos anos. Uma examinação incisiva sobre poder, consentimento e lei que arrecadou vários prémios e nomeações, destacando-se os Tony, Lawrence Olivier, What’s on Stage, Drama Desk, Evening Standard e Australian Writers’ Guild.

Teresa é uma brilhante jovem advogada. Proveniente de uma família humilde de classe trabalhadora, trilhou a sua ascensão por exclusividade do seu próprio mérito e trabalho, estabelecendo-se como uma dotada advogada de defesa. Defende, contrainterroga e ganha caso após caso consecutivamente. Um evento inesperado obriga-a a confrontar as linhas onde o poder patriarcal da lei, o ónus da prova e a moral divergem, num cruzamento onde a emoção e a experiência colidem com as regras do jogo.

Prima Facie estreou em 2019 no Griffin Theatre, em Sydney; fez uma digressão pela Austrália em 2021; foi apresentado no West End de Londres em 2022 e chegou à Broadway em 2023. Em 2020 ganhou o prémio Australian Writers’ Guild Award for Drama, o David Williamson Award for Outstanding Theatre Writing e o prestigiado Major Australian Writers’ Guild Award em todas as categorias de teatro, cinema e televisão. Em 2022 foi nomeado para cinco prémios Lawrence Olivier, tendo arrecado o de melhor peça e melhor actriz; para 4 Tonys em 2023, onde Jodie Comer ganhou, mais uma vez, o galardão de melhor actriz. No mesmo ano o espectáculo foi nomeado para mais de 20 prémios, tendo sido reconhecido com o de melhor peça e melhor actriz nos What’s on Stage e o de melhor actriz dos Drama Desk e Evening Standard.

Sobre a autora
Suzie Miller é uma dramaturga e argumentista contemporânea, vencedora de diversos prémios internacionais. Gosta de histórias humanas complexas que frequentemente versam a injustiça. Trabalha em Londres, no Reino Unido, e em Sydney, na Austrália, mas a sua obra tem sido apresentada em todo o mundo. Tem formação em direito e ciência dos direitos humanos, e licenciou-se em dramaturgia no National Institute of Dramatic Art, na Austrália.

FICHA ARTÍSTICA
Texto Suzie Miller Encenação Tiago Guedes Tradução Ana Sampaio Cenário Catarina Amaro Desenho de luz Nuno Meira Sonoplastia Carincur Assistente de encenação Luís Araújo Produção Força de Produção Com Margarida Vila-Nova

APRESENTAÇÕES

Próximas Apresentações

17 JUL - 10 AGO
Teatro Maria Matos, Lisboa / 21h00
comprar