BEATRIZ PESSOA

Violeta” é o mais recente single de Beatriz Pessoa, disponível em todas as plataformas digitais

Uma balada que é também uma canção de embalar que a artista dedica à sua filha. Uma belíssima ode à maternidade, escrita e composta por Beatriz Pessoa, que divaga numa contemplação sobre a gestação. Uma balada que é também uma canção de amor sobre nascimento e renascimento, sobre dois corações a bater em uníssono no mesmo corpo, um corpo feito casa e morada de afectos. 

Este é a primeira canção editada por Beatriz Pessoa, após o lançamento de "PRAZER PRAZER" , o segundo longa duração da cantora e compositora portuguesa, editado a 3 de Março de 2023 ( ed. Discos Submarinos). Um conjunto de canções escritas em português, com a identidade firme no cruzamento da música portuguesa e brasileira, onde a sonoridade pop com traços indie, a bossa nova e a MPB dão as mãos. Gravado entre Junho e Julho de 2022, no Estúdio da Estrela, em Lisboa, o álbum conta com produção e direcção artística de Marcelo Camelo e cumpre a promessa de uma parceria há muito desejada. Um enlace entre os sons de ambos os lados do atlântico numa união de afinidades que fluem organicamente na construção de uma paisagem musical comum a Portugal e Brasil em direcção a novos (e solares!)  horizontes. São 10 faixas originais, a maioria assinada por Beatriz Pessoa e Marcelo Camelo, com colaborações de Ana Cláudia, Mallu Magalhães, Margarida Campelo, Momo e Wado.  

Cantora e compositora portuguesa, Beatriz Pessoa passou pelo Hot Clube de Portugal e pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde completou com distinção a licenciatura em Voz. Após uma temporada em Paris, começou a compor e, em 2016, edita o seu primeiro trabalho: o EP “Insects”. Dois anos mais tarde apresentou o EP “II”, produzido por Kid Gomez (colaborador de Tiago Bettencourt e Sara Tavares) com temas originais, entre os quais “Vento”. Beatriz Pessoa actuou em alguns dos mais importantes festivais nacionais e salas internacionais, dos quais são exemplo o festival NOS Alive, Meo Marés Vivas, Festival F, Super Bock em Stock ou o Audio Rebel, no Rio de Janeiro.  Em 2018 foi convidada por Mallu Magalhães para interpretar no RTP Festival da Canção “Eu Te Amo” e, nos últimos anos, tem escrito para intérpretes tão diversos como Cristina Branco e DJ Glue assim como para alguns espectáculos teatrais. Apaixonada pelo calor da música brasileira, Beatriz Pessoa atravessou o Atlântico em 2019, para gravar o seu primeiro longa duração – “Primaveras” – no Rio de Janeiro, ao lado de músicos que partilham palcos com Gilberto Gil e Rubel. O álbum foi editado em 2021. Paralelamente ao percurso em nome próprio, Beatriz iniciou novo projecto na companhia do guitarrista Pedro Branco: TRIZ. Em 2022 co-criou, para o festival Big Bang, no CCB, o espectáculo “À Procura de” e participou na actuação da canção vencedora do Festival da Canção, na Eurovisão, em Turim.

Beatriz Pessoa voz e teclados
Beatriz Fonseca Guitarra e voz
Guilherme Melo bateria 
Raquel Pimpão teclados
Ricardo Marques baixo 

Facebook | Bandcamp | Instagram | Youtube | Spotify

APRESENTAÇÕES

Histórico

2023
10 SET / Chefs On Fire, Cascais
18 AGO / Verão no Centro Histórico – Rua Pedro Álvares Cabral, Covilhã
10 AGO / Festival Altear – Praça do Barqueiro, Porto Santo, Madeira
11 JUN / Auditório do Solar da Música, Loulé
07 JUN / Primavera Sound, Porto
05 MAI / Casa da Música Jorge Peixinho, Montijo
21 ABR / Auditório da Esc. Sec. Padre António Macedo, Vila Nova de Santo André
20 ABR / B.Leza, Lisboa
25 MAR / FNAC Shopping Braga Parque, Braga
24 MAR / FNAC Santa Catarina, Porto
19 MAR / FNAC Leiriashopping, Leiria
18 MAR / FNAC Fórum Coimbra, Coimbra
17 MAR / FNAC Gaiashopping, Gaia
11 MAR / FNAC Colombo, Lisboa
05 MAR / FNAC Cascaishopping, Cascais
2022
08 DEZ / New Fizz, Barcelona
10 SET / Eco Festival Resina - Praia Fluvial do Carvoeiro, Mação
29 JUL / Praia da Azurreira, Ovar - Entrada gratuita
22 ABR / Descobre o teu Interior, Mesão Frio
09 ABR / Tiny Soul Concert, Lisboa