FILIPE MELO

Com um longo percurso como sideman, compositor e arranjador, o músico apresenta finalmente um programa de música original, cinematográfica e pessoal, onde reflecte as suas inúmeras influências e inspirações, e as combina de uma forma única.
 
FILIPE MELO dedicou-se ao piano desde cedo, com especial interesse pelo jazz e pela improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal, na Academia dos Amadores de Música de Lisboa e no Berklee College of Music, em Boston, onde foi bolseiro e se graduou Summa Cum Laude. Foi vencedor do Concurso de Jazz de Bucareste, do prémio Carlos Paredes, prémio Villas-Boas da Câmara Municipal de Cascais e do Outstanding Musicianship Award da Berklee.

No jazz trabalhou com músicos como Benny Golson, Seamus Blake, John Ellis, Peter Bernstein, Omer Avital, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Jordi Rossy, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre muitos outros. Também trabalha como compositor, pianista ou orquestrador para músicos de outras áreas, como The Legendary Tigerman, Old Jerusalem, Sérgio Godinho, António Zambujo, GNR, Camané, David Fonseca, Ana Bacalhau, Marta Hugon, Carlos do Carmo, Filipe Raposo, Sérgio Carolino, entre outros.

É director musical - com Nuno Rafael - pianista e arranjador do projecto "Deixem o Pimba em Paz", com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo. A convite do Teatro Maria Matos criou, juntamente com João Lobo, o projecto "100 Moondog". Conta com mais de 20 discos gravados como sideman e compôs dezenas da bandas sonoras para peças de teatro.

LINKS
Soundcloud | Youtube | Facebook