07 Março 2017

Clã gravam video no Porto com a cantora indiana Mangka

A música tem como título "Nura Pakang" (Eu e Tu) e é uma colaboração entre a banda portuguesa e a cantora tradicional indiana Mangka.
A realização do videoclip está a cargo de Romi Meitei, um galardoado realizador indiano e reconhecido promotor da cultura Manipuri, da qual Mangka é também uma das suas mais talentosas e promissoras vozes.
A primeira parte do videoclip foi já filmada no estado indiano de Manipur, localizado no Sudeste dos Himalaias, e tem agora a sua fase final de rodagem no Porto, com a participação dos elementos dos Clã.
O tema "Nura Pakhang" (Eu e Tu) é cantado em português e em Meiteilon (língua tradicional Manipuri), e tem como letristas Carlos Tê, Hélder Gonçalves, Manuela  Azevedo e Mayanglambam Mangangana. 
"Nura Pakhang" fala-nos da forma como duas entidades se complementam de maneira a apenas fazerem sentido juntas, tudo ao som de um instrumental que cruza o pop rock de laivos jazzísticos com a música tradicional Manipuri, onde o seu instrumento  mais característico, a Pena, tem um papel de destaque.
T(H)REE é o nome do projecto que, ao longo da última década, tem sido coordenado por David Valentim e tem reunido músicos portugueses e asiáticos em colaborações únicas, com o objectivo de criar novas sonoridades, explorar a cultura de novos territórios e promover o que de melhor se tem vindo a fazer nos mais variados estilos na música produzida nos dois pontos do globo. 
Depois do Volume 1 (Novas musicalidades de Portugal, Hong Kong e Macau, 2010), do Volume 2 (Music from Portugal, Philippines and Singapore, 2012) e do Volume 3 (From Portugal to Japan and South Korea, 2014), o projecto T(H)REE lança agora uma edição especial com mais três volumes e novas geografias do continente Asiático. 
Deste novo lançamento  intitulado  T(H)REE - A  Musical Journey from  Portugal to  Asia, farão  parte o Volume  4  (Portugal -  Bahrain -  United Arab Emirates), o Volume  5  (Portugal -  Kazakhstan - Uzbekistan) e o Volume 6 (Portugal - India - Sri Lanka)  do  qual   faz parte   este   primeiro  single Nura Pakhang (Eu e Tu).
Aos sons do Médio Oriente, Ásia Central e Sudeste Asiático junta-se a música de mais de trinta nomes portugueses, entre os quais Clã, Old Jerusalem, Peixe, Savanna, Pista, First Breath After Coma, Nice Weather For Ducks, Amélia Muge, Loosers, Holy Nothing ou Cave Story. 
Este disco triplo estará nas lojas a partir do dia 28 de Abril, num lançamento operacionalizado pela Omnichord Records, com o apoio da Fundação Oriente e cujas receitas revertem para a instituição  Make a Wish Portugal.