Lançado no final de 2017, ABOVE THE TREES, o disco de estreia de NÁDIA SHILLING, que chegou esta semana às lojas da FNAC e El Corte Inglés, Integrou as listas de melhores álbuns do ano e de promessas para 2018 de mais de uma dezena de publicações nacionais e internacionais, de onde se destacam os sites For the Rabbits, Lyriquediscorde, Threshold Magazine, Ouvido Alternativo, Glass Journal, Santos da Casa, entre outros. Desde o seu lançamento, integrou também diversas playlists oficiais do Spotify, tendo chegado a milhares de pessoas por todo o mundo, segundo estatísticas da plataforma Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos da América encabeçam a lista de países onde os temas de ABOVE THE TREES foram mais ouvidos.
Gravado ao longo de dois anos, ABOVE THE TREES contou com a participação de Filipe Melo (piano), João Hasselberg (baixo/contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria), e de convidados como a cantora brasileira Marina Vello (Bonde do Rolê, Marina Gasolina, Madrid) e os guitarristas João Firmino e Mário Delgado, entre outros.
Kite, o primeiro single extraído do álbum, com um vídeo da autoria de João Pombeiro, foi destacado pelo Vímeo Staff Picks e exibido em diversos festivais de cinema um pouco por todo o mundo. O vídeo pode ser revisto AQUI. Sure Thing é o segundo single do disco e pode ser ouvido AQUI.
As músicas deste álbum foram compostas numa velha guitarra acústica, após o período tumultuoso que se seguiu à morte da sua mãe. “Above the Trees” surge assim como um disco de uma escuridão subtil e invulgar, onde Nádia se expõe como forma de exorcismo de sombras e de catarse, mas também como um disco de memórias e um tributo. Talvez seja por isso que quem o ouve se sinta em transgressão perante algo tão pessoal e, no entanto, seja confrontado com uma força que se vai revelando a cada música e a cada detalhe. É apenas quando chega ao fim, que percebemos que fomos levados a suster a respiração em vários momentos.
Passando por referências do folk, mas também do rock e do jazz, as suas influências vêm de artistas como Beck, Nico, Elliott Smith, Cat Power, Bill Callahan, Jon Brion, Fiona Apple, Nick Cave, Portishead, Tom Jobim, Chet Baker e Blossom Dearie.
PRÓXIMOS CONCERTOS: Super Bock Under Fest
Bandcamp:
http://nadiaschilling.bandcamp.com
Spotify:
https://open.spotify.com/artist/10zmmBw4Q2rjA520wyJ5mA?si=4GXfjHA3TxK6siECHTnOaQ
iTunes:
https://itunes.apple.com/pt/artist/nadia-schilling/1135034096?l=en