FORÇA DE PRODUÇÃO PRODUZ O FESTIVAL CIOFF® CULTURAS MEDITERRÂNICAS 2018

A Força de Produção junta-se ao CIOFF® Portugal na produção do festival que tem lugar de 12 a 16 de Setembro no Parque de Jogos 1º do Maio, em Lisboa.

Lisboa recebe em 2018 uma mostra cultural das tradições, usos e costumes dos países do mediterrâneo e de influência mediterrânica sob o mote Mediterrâneo: Território dos 5 sentidos. Ao todo serão 5 dias de festival, com 2 palcos, 4 concertos de world music, 12 países, 10 grupos internacionais e 32 grupos tradicionais portugueses.

Paralelamente ao festival, tem lugar a Conferência Internacional Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos, organizada pelo CRIA – Centro em Rede de Investigação e Antropologia do ISCTE e com o apoio da Associação Turismo de Lisboa – a realizar nos dias 12 e 13 de Setembro no ISCTE.

Do alinhamento do festival fazem parte o projecto do libanês Rabih Abou-Khalil e do fadista português Ricardo Ribeiro; a portuguesa Joana Amendoeira; os Fanfarra Luboyna – a mais relevante e inventiva banda da Macedónia — e os Folk’n Roll — vindos directamente da Grécia. Estarão também presentes grupos tradicionais de canto, folclore e etnográficos dos restantes países representados Bulgária, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Sérvia, Tunísia e Turquia.

A programação completa-se com a realização de dez workshops que vão da dança, ao artesanato, passando pela música – orientados pelos grupos tradicionais convidados; três exposições; um ciclo de cinema, programado pelo Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino; mostras de artesanato e gastronomia; um bazar dos 5 sentidos com produtos dos países do Mediterrâneo e uma área de restauração. Haverá ainda lugar para o Espaço Criança com actividades programadas especialmente para os mais novos. 

A entrada no recinto e todas as actividades são gratuitas.

O FESTIVAL CIOFF® CULTURAS MEDITERRÂNICAS  é uma iniciativa do CIOFF® Portugal em parceria estratégica com a Fundação Inatel. Assume-se como um espaço de liberdade, promoção das culturas dos países do mediterrâneo e uma celebração das diferenças que simultaneamente as unem e diferenciam, numa reflexão e apelo à paz entre todos os povos.  

O CIOFF®, Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, membro associado da UNESCO desde 2015. Com um elenco de cerca de 93 países com secções nacionais e vários membros associados ou correspondentes, está hoje activo em mais de 100 países nos 5 continentes. Portugal foi um dos fundadores do CIOFF®, estando a Fundação INATEL associada a esta organização desde 1992 assumindo desde então o seu funcionamento. Desde 2010 o CIOFF® em Portugal constitui-se como Associação, passando a partir dessa data a desempenhar funções de presidência. O CIOFF® Portugal integra a Secção da Europa do Sul do CIOFF® Internacional, contando com um elenco de 10 Festivais com a chancela CIOFF®.