16 Abril 2021

Minta & The Brook Trout editam hoje “Demolition Derby”

“Demolition Derby” chega hoje às plataformas digitais. Para além do formato digital, o álbum poderá ser ouvido em CD, LP e Cassete – todos disponíveis em pré-venda no Bandcamp da banda.

“Demolition Derby” é talvez uma escolha estranha para nome de disco, visto não existirem eventos desse género em Portugal, nem perto, tanto quanto sei. Mas para além de ter muita dificuldade em resistir a uma boa aliteração, alguma coisa nessas imagens de carros todos destruídos, mas vestidos de gala, a bater noutros no mesmo estado, o perfeito disparate e desperdício de toda aquela celebração, reverberou com uma espécie de crise dos trinta que estava a passar na altura em que escrevi as canções do álbum. Com uma certa tristeza contínua que sinto com a justaposição da emergência climática e a quantidade enlouquecedora de objetos inúteis que são produzidos, vendidos e deitados fora todos os dias apesar dela. E, se calhar acima de tudo, com os corações partidos que não resistem a voltar à corrida, por muito que saibam que a probabilidade de saírem de lá mais espatifados ainda é, inevitavelmente, alta.
Francisca Cortesão

O quarto registo de estúdio da banda fundada por Francisca Cortesão começou a ser trabalhado ainda em 2018 e foi gravado em Dezembro de 2020. A produção é assinada por Francisca Cortesão e Mariana Ricardo – colaboração que se mantém intacta desde o lançamento do álbum homónimo em 2009.
Do alinhamento fazem parte oito temas inéditos, do qual já se conhece “Matador” – o primeiro single lançado no passado mês de Março. Todos as canções têm letra e música de Francisca Cortesão, salvo a segunda faixa, “International Loss Adjusting” cuja música foi escrita também por Mariana Ricardo.

Minta & The Brook Trout são Francisca Cortesão (voz, guitarra eléctrica e acústica), Mariana Ricardo (baixo e voz), Margarida Campelo (piano, piano eléctrico, sintetizador e voz) e Tomás Sousa (bateria e voz). O disco foi gravado e misturado por Nelson Carvalho, assíduo colaborador da banda, e masterizado pelo californiano JJ Golden, responsável pelo som final do homónimo de Little Joy, e de vários dos últimos álbuns de Devendra Banhart, entre muitas outras referências importantes no universo sonoro de Minta & The Brook Trout.

"Demolition Derby" é apresentado pela primeira vez ao vivo no dia 24 de Maio, no Teatro Maria Matos em Lisboa.