No próximo dia 16 de Janeiro, pelas 21h, o Teatro Maria Matos exibe as 3 curtas portuguesas seleccionadas para a shortlist da próxima edição dos ÓSCARES®. Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves e O Lobo Solitário, de Filipe Melo fazem parte de uma sessão especial, apresentada por Nuno Markl, que contará ainda com a presença dos realizadores e produtores.
A entrada para a sessão é gratuita, mediante a lotação da sala.
Ice Merchants, produzido pela Cola Animation em co-produção com a Wild Stream, e o Homem do Lixo, com produção de O Bando à Parte, integram o conjunto das 15 obras, entre as 81 inscritas, em concurso para as 5 nomeações na categoria de melhor curta de animação. O Lobo Solitário, produzido pela Força de Produção, chegou às 15 finalistas, no meio de 200 candidaturas e é o primeiro filme português em imagem real a chegar a uma shortlist dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O anúncio foi feito no passado dia 21 de Dezembro.
A sessão, a ter lugar no próximo dia 16, é realizada em parceria com a Agência da Curta Metragem, Bando à Parte, Cola Animation e Wild Stream.
ICE MERCHANTS
João Gonzalez 2022, Portugal, France, United Kingdom, ANI, 14′
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
O HOMEM DO LIXO
Laura Gonçalves 2022 Portugal ANI, DOC 11′50″
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.
O LOBO SOLITÁRIO
Filipe Melo 2021, Portugal, 23′
No programa da noite da Viva FM, o radialista Vítor Lobo recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia.